Içara (SC)
A proposta do novo Plano Diretor Participativo de Içara, da criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA), nas comunidades de Terceira Linha, Linha do Meio e Ponta do Mato, motivou uma visita na região de membros da comissão temporária de acompanhamento, avaliação e tramitação do projeto na Câmara Municipal, nessa quarta-feira (21). Os vereadores foram verificar in loco existência de reservatórios e nascentes d’água, tipo de vegetação e plantações.
De acordo com os vereadores, na região predomina a produção de banana e fumo, além do cultivo de milho, hortaliças e pequenas criações de animais.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
O presidente da comissão, vereador Antônio de Mello, explicou que a proposta em tramitação no Legislativo, consta a criação da APA nas comunidades citadas, abrangendo toda a parte sul da Via Rápida, seguindo aproximadamente 200 metros próximos da BR-101 até o limite com Criciúma. Diante do exposto a comissão pretende realizar uma audiência pública com as comunidades envolvidas. “Pensamos em realizar na Ponta do Mato, sem data ainda definida. Mas entendemos da necessidade nesta audiência de profissionais, que possam explicar as pessoas quais as atribuições e legislação de uma APA”, comentou.
Para o vereador Itamar da Silva, a proposta pode engessar o município. “Como está no projeto é criando uma APA em torno de oito mil hectares, essa medida pode acabar inviabilizando toda a produção agrícola daquela região”, entende.
A visita contou com a participação dos vereadores Silvia Mendes, Márcio Toretti, Higor Robetti Batista e Rodrigues Mendes.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!







